Introdução a Linguagem de Programação Delphi


Histórico 
É um compilador e também uma IDE para o desenvolvimento de softwares. Ele é produzido e comercializado pela Borland Software Corporation (por algum tempo chamada Inprise). A linguagem utilizada pelo Delphi, o Object Pascal (Pascal com extensões orientadas a objetos) a partir da versão 7.0 passou a se chamar Delphi Language. O Delphi originalmente é direcionado para a plataforma Microsoft Windows, mas também pode ser utilizado para desenvolvedores que programam aplicações nativas para Linux com o Borland Kylix, e para o Microsoft .NET framework com suas versões mais recentes. O nome Delphi é inspirado na cidade de Delfos, o único local na Grécia antiga em que era possível consultar o Oráculo de Delfos. Os desenvolvedores do compilador buscavam uma ferramenta capaz de acessar um banco de dados Oracle. Daí veio o trocadilho "a única maneira de acessar o oráculo é usando Delphi".


IDE - Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado)

É um programa de computador  que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo. Geralmente as IDEs unem a técnica de RAD (Rapid Application Development), que consiste em permitir que os desenvolvedores obtenham um aproveitamento maior, desenvolvendo códigos com maior rapidez.

As características e ferramentas mais comuns encontradas nas IDEs são:

 Editor - edita o código-fonte do programa na(s) linguagem(ns) suportada(s) pela IDE;
 Compilador (compiler) - compila o código-fonte do programa, editado em uma linguagem específica e a transforma em linguagem de máquina;
•   Montador (linker) - monta (linka) os vários "pedaços" de código-fonte, compilados em linguagem de máquina, em um programa executável que pode ser rodado ou executado em um computador ou outro dispositivo computacional.
• Debugador (debugger) - auxilia no processo de encontrar e corrigir erros (bugs) no código-fonte do programa, na tentativa de aprimorar a qualidade de software;
 Modelagem (modeling) - criação do modelo de classes, objetos, interfaces, associações e interações dos artefatos envolvidos no software com o objetivo de solucionar a ou as necessidades-alvo do software final.
• Geração de código - característica mais explorada em ferramentas CASE, a geração de código também é encontrada em IDEs, contudo com um escopo mais direcionado a templates de código comumente utilizados para solucionar problemas rotineiros. Todavia, em conjunto com ferramentas de modelagem, a geração pode gerar todo ou praticamente todo o código-fonte do programa com base no modelo proposto, tornando muito mais rápido o processo de desenvolvimento e distribuição do software
 Distribuição (deploy) - auxilia no processo de criação do instalador do software, ou outra forma de distribuição do mesmo, seja discos ou via Internet.
 Testes Automatizados (automated tests) - realiza testes no software de forma automatizada, com base em scripts ou programas de testes previamente especificados, gerando um relatório dos mesmos, assim auxiliando na análise do impacto das alterações no código-fonte. Ferramentas deste tipo mais comuns no mercado são chamadas robôs de testes.
• Refatoração (refactoring) - consiste na melhoria constante do código-fonte do software, seja na construção de código mais otimizado, mais limpo e/ou com melhor entendimento pelos envolvidos no desenvolvimento do software. A refatoração, em conjunto com os testes automatizados, é uma poderosa ferramenta no processo de erradicação de bugs, tendo em vista que os testes "garantem" o mesmo comportamento externo do software ou da característica sendo reconstruída.
Aplicabilidade

Sendo o mais conhecido dos programas do tipo RAD (Rapid Application development) o Delphi não pode ser usado para desenvolvimento de sofware de base ou aplicativos de sistema. Entre os engenheiros de software o Delphi é muitas vezes caracterizado com um "aplicativo programável". O Delphi é largamente utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop e aplicações multicamadas (cliente/servidor), compatíveis com os banco de dados mais conhecidos no mercado. Como uma ferramenta de desenvolvimento genérica, o Delphi pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projetos, abrangendo desde Serviços a Aplicações Web, Aplicações CTI (tecnologia que permite a integração de computadores com telefones) e aplicações para dispositivos móveis, tais como palmtops, pocketPc e outros.


Comentários

 
Template Desenvolvido Blogger